sexta-feira, 22 de junho de 2012

Malhar sem personal mais Malhar direitinho.

Hoje vou trazer dicas preciosas para nós "Reles Mortais que malha" sem um personal.

  • Malhar em jejum não é uma boa

    Estudos médicos feitos em vários países mostram que realizar exercícios em jejum pode levar o organismo ao que se chama de “estado de racionamento de energia”. Ou seja,o corpo cria uma defesa, por entender que as reservas energéticas estão sendo queimadas, sem que este “combustível” esteja sendo reposto.
    Quando se está em repouso, um organismo saudável se adapta com alguma facilidade aos períodos em jejum. Mas quando estamos mexendo com o corpo, a situação pode se complicar, colocando a saúde do indivíduo em risco.
    O resultado,é que atividade física com a barriga vazia pode provocar reações extremamente desagradáveis como desmaios e até afetar o cérebro, provocando danos neurais permanentes.
    Mesmo com outros estudos mostrando que realizar exercícios físicos em jejum pode gerar um aumento no consumo de gordura, isto não compensaria os riscos envolvendo esta prática.



    Roupa para malhar


    Caminhar ou correr á altas temperaturas desejando perder mais calorias, não é o mais recomendável pois essa atitude só poderá prejudicar a sua saúde e levá-la a uma hipertermia e, até mesmo uma desidratação, seguida de perda de consciência.
    A única coisa que acontece nessas corridas com esse tipo de traje, foi a perda de líquido através do suor, que deveria ter sido evaporado e não foi por causa da “barreira” que a roupa e o plástico formaram.
    A evaporação do suor é um mecanismo imprescindível para a regulação da temperatura corporal, a qual é controlada por um constante equilíbrio entre a intensidade da perda do calor e a intensidade da produção de calor.
    O princípio que diz que objetos próximos estão sempre radiando calor de um para o outro, também funciona para o ser humano e o meio onde ele está. Dessa forma o homem radia calor para o meio, e o meio para ele.
    Um atleta que participa de competições, por exemplo, está sempre em busca de melhores resultados. Por isso os nadadores usam roupas que imitam a pele de um tubarão, por exemplo. Afinal, em competições de alto nível milésimos de segundos podem fazer a diferença.
    Mas em se tratando de objetivos bem menos pretensiosos, de apenas atividades recreativas ou estéticas, apenas alguns detalhes devemos ter em mente.
    Para as mulheres, especificamente, é sempre bom usar tops e maiôs que dão sustentação aos seios. Além disso, nas atividades ao ar livre, roupas de cores claras retêm menos calor e protegem mais dos raios solares.
    Materiais como o linho e algodão permitem muito mais a evaporação do que tecidos plásticos e a lã. Atualmente nos são oferecidos em lojas de esportes diversos tecidos, como o dry-fit, que permitem melhor execução dos movimentos, além de serem frescos, permitirem uma boa evaporação do suor e que ao mesmo tempo protegem dos raios solares.


    Qual é a medida certa de exercícios?


    Segundo estudos da American College of Sports Medicine, fazer exercícios físicos três vezes por semana não é suficiente para a saúde. Os cientistas concluíram que o ideal é se movimentar cinco vezes por semana. Eles recomendam o acréscimo de uma hora semanal de caminhada ou corrida, com intensidade moderada. O estudo vem em boa hora se olharmos para os hábitos de vida dos brasileiros.

    De acordo com dados do Instituto Datafolha, 49% dos brasileiros não praticam nenhuma modalidade esportiva e só 3% fazem atividade física cinco vezes por semana. O estudo americano simplifica a vida do homem moderno que tem o problema da falta de tempo para se exercitar. A ACSM sugere que a ginástica puxada três vezes por semana pode substituir os cinco dias de exercícios moderados por meia hora. Mas isso, claro, seguindo a orientação médica.

    Os médicos lembram que um bom condicionamento cardiovascular não beneficia só o coração, mas também as articulações. Eles ressaltam porém, que é preciso respeitar o corpo e se condicionar aos poucos. Uma pessoa que sequer caminha, não pode começar com uma corrida puxada, muito menos cinco vezes por semana. É preciso ir devagar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário